aLer+

  2022-2023
2021-2022
2020-2021
2019-2020
2018-2019
2017-2018
2016-2017
2015-2016
2014-2015
2013-2014
2012-2013
2011-2012
2010-2011
2009-2010
2008-2009

Atividades em 2023-2024

     
DESCOBRE AS DIFERENÇAS Chegou o momento de mostrar os trabalhos produzidos pelos alunos nas Oficinas de Banda Desenhada “Marinheiro, de que lado estás?”, promovidas pela Biblioteca da ESPJAL… A iniciativa deu a conhecer o universo de Corto Maltese, o famoso herói criado por Hugo Pratt, aos alunos de Artes Visuais do 11º e 12º anos. Após uma palestra sobre o tema, foi lançado o desafio de recriar o texto e os desenhos de diversas pranchas dos álbuns “Fábula de Veneza” e “As Célticas”.
Os trabalhos expostos surgiram no âmbito da articulação entre dois projetos relevantes na ESPJAL: o aLeR+ e Melhor e o Viagens com Alma – Veneza: Magia Flutuante.
A exposição, patente no Polivalente a partir de dia 8 de fevereiro, apresentará as pranchas originais e as recriações, deixando ao espetador o desafio de descobrir as diferenças…
     
CAMÕES E CONTEMPORÂNEOS

CELEBRAR CAMÕES NO V CENTENÁRIO DO SEU NASCIMENTO

EXPOSIÇÃO NA BIBLIOTECA DA ESPJAL

Não é certo o ano do nascimento de Luís de Camões – 1524? 1525? – nem isso será de grande importância, se o que conta é celebrar. Antecipando-nos ao início das comemorações oficiais dos 500 anos do seu nascimento, que decorrerão a partir do dia 10 de junho, queremos com esta Exposição homenagear o Poeta, nome maior da cultura portuguesa e europeia do Renascimento.

Lembramos versos, muito poucos, face à vastidão da obra, e damos conta da forte e prolongada presença que obra e vida têm noutros escritores, noutros artistas. Atravessa os tempos e vem até aos nossos dias, profusamente na poesia lírica, mas também no drama e no romance. Não espanta igualmente ver o Poeta representado na pintura, aguarela, gravura ou serigrafia, na escultura ou no mural, na música, no teatro e no cinema, e também na B.D., na filatelia e na medalhística. Também não estranhamos escutar ou ler versos e expressões suas nos discursos oficiais e comunicações, nos títulos da imprensa e na publicidade e mesmo em conversas do quotidiano.

Muito fica por ler e por ver, desde logo a sua poesia. Que esta breve mostra desperte nos visitantes a vontade de a conhecer melhor.

No pavilhão da Biblioteca.

     
   
     
3 POETAS No âmbito da comemoração do centenário de 3 poetas maiores do século XX, fechamos o ano com chave de ouro.

Dia 13, às 11:20h, a professora Elisa Costa Pinto virá conversar com os alunos do 12 ano sobre Natália Correia, Mário Cesariny e Eugénio de Andrade.

 

     
PREGAR AOS PEIXES

No ano passado, os alunos do 11º ano da professora Maria João Lima fizeram uma experiência muito interessante: após o estudo do “Sermão de Santo António aos Peixes”, e recorrendo a características marcantes da linguagem e estilo de António Vieira, redigiram textos dirigidos a animais marinhos, apontando-lhes os seus vícios. A alegoria ao serviço da crítica ao comportamento condenável do indivíduo atual.

No dia 16 de novembro, estiveram na Biblioteca, pregando eloquentemente aos seus colegas peixes do 11º F, que os escutaram com toda a atenção.

ver +

     
3,2,1… LANÇAR SONDA NA BIBLIOTECA!

Ontem, os alunos do 7C lançaram sondas na biblioteca!
Começaram por saber mais sobre a observação do Universo, por exemplo, sobre telescópios, observatórios e sondas…
Depois, participaram num jogo sobre os poemas e ilustrações do livro PÓ DE ESTRELAS, de Jorge Sousa Braga e Cristina Valadas…

A tarde terminou de forma divertida com um desafio que consistia em construir um trem de aterragem para uma sonda (um ovo). Ganhou o jogo a equipa que conseguiu que a sonda não se partisse ao embater no solo, tendo gasto menos dinheiro na construção do equipamento.

ver +

     
MARINHEIRO, DE QUE LADO ESTÁS? Os últimos tempos da manhã de dia 13 de novembro foram dedicados a um misterioso herói da BD: os alunos de Artes do 12º ano ficaram a conhecer o universo de CORTO MALTESE e, em seguida, tiveram oportunidade de eles próprios serem co-autores dessa fascinante banda desenhada de Hugo Pratt.

ver +


 
     
PARAR PARA LER A ESPJAL PAROU PARA LER

“Em toda a parte onde houver gente, toda a gente vai estar dentro do silêncio, a ler”

Há já catorze anos, no Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, o PARAR PARA LER assinala simbolicamente o envolvimento de todos - direção, professores, alunos, assistentes - na concretização do grande objetivo de promover o gosto pela leitura.
Desta vez, foi no dia 25 de outubro.

ver +

     
FEIRA DO LIVRO  
     
CÁPSULA DO TEMPO

Invocando o escritor Ferreira de Castro, que nos deixou uma misteriosa caixa que só será aberta em 2050 (de acordo com a sua vontade), fizemos uma cápsula do tempo para cada turma do 7º ano, que ficará guardada e selada na Biblioteca e que só será aberta pelos alunos no final do 9º ano.

 

A ideia é, nessa altura, abrir a caixa e fazer com os alunos uma reflexão pessoal e coletiva sobre o percurso efetuado no 3º ciclo e sobre o(s) seu(s) projecto(s) de vida.

 

ver +

     
EM BUSCA DE UM LIVRO

Com o objetivo de apoiar os alunos na escolha de um livro para o seu Projeto de Leitura, as turmas do 10º ano foram convidadas a participar numa Oficina de Leitura, que passa pela exploração da informação paratextual contida em livros pertencentes à coleção da biblioteca. 

Pretende-se, assim, que os alunos façam escolhas mais conscientes e informadas dos livros e que conheçam a coleção que a Biblioteca põe ao seu dispôr.

ver +