ATIVIDADES, INFORMAÇÕES, HISTÓRICO 2020-2021
   
JULHO
2021
 
   
  CONCURSO interno para Professor Bibliotecário do 1.º Ciclo - 14 e 15 de JULHO, 2021
  Informa-se que os candidatos interessados poderão apresentar candidatura entre 14 e 15 de julho, cumprindo as orientações emanadas no aviso de abertura do concurso: Aviso de Abertura de Concurso  |  Portaria 192-A2015  |  Minuta de Declaracao de Interesse
   
JUNHO
2021
 
   
  O agrupamento está a candidatar-se ao Prémio Gandhi, com trabalhos dos 1º e 5º ciclos e Secundário, ao abrigo da Cidadania e Desenvolvimento.
   
  INQUÉRITOS - SELFIE (Self-reflection on Effective Learning by Fostering the use of Innovative Educational technologies)
  O inquérito deve ser respondido por professores e pelos alunos em contexto de sala de aula, devidamente indicados para tal, até ao dia 4 de junho.
  1º e 2º Ciclos: 3º Ciclo: Secundário:
  Inquérito Professores Inquérito Professores Inquérito Professores
  Inquérito ALUNOS Inquérito ALUNOS Inquérito ALUNOS
       
MAIO
2021
 
 
AUTOAVALIAÇÃO DO AGRUPAMENTO
 
O nosso Agrupamento está a implementar, durante o presente ano letivo, um processo de diagnóstico organizacional, envolvendo toda a comunidade escolar, dando cumprimento ao estabelecido na Lei n.º 31/2002, de 20 de dezembro, referente à autoavaliação das escolas. Foi adotado o modelo de autoavaliação para a Qualidade CAF Educação (Common Assessment Framework) que visa a melhoria contínua do desempenho através da identificação de pontos fortes e de oportunidades de melhoria. Assim, solicitamos a vossa preciosa colaboração, através da resposta a um inquérito online. O vosso contributo é imprescindível para se ter um melhor conhecimento do funcionamento do nosso Agrupamento.
Para acederem aos inquéritos devem escolher o link constante na tabela seguinte, de acordo com os níveis de ensino em que estudam/ os vossos educandos estudam/ ou desempenham funções e introduzir o código que foi fornecido:
   

Nível:

Endereço:

   
Educação Pré-escolar https://survey.mmassociados.pt/index.php?id=937
1.º CEB https://survey.mmassociados.pt/index.php?id=938
2.º e 3.º CEB https://survey.mmassociados.pt/index.php?id=939
Ensino Secundário https://survey.mmassociados.pt/index.php?id=940
   

O inquérito deverá ser respondido entre os dias 7 e 30 de abril e é garantida a confidencialidade das respostas de todos os participantes – alunos(as), pais encarregados(as) de educação e funcionários(as) docentes e não docentes de todas as escolas do Agrupamento.

Agradecemos, desde já, o vosso importante contributo. 

   
  CONTRATAÇÃO DE NOVO PSICÓLOGO - Consultar os CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO - Mapa de entrevistas - Informação final
  LISTA das Escolas de Acolhimento - Serviço de refeições durante o confinamento (22-01-2021)
   
  Atualização da informação sobre horários de professores (informação de 27-06-2021). - Grupo 210 - 14 horas
ABRIL
2021
   
  NOTA INFORMATIVA 6
(15-04-2021)
     
  NOTA INFORMATIVA 5
(31-03-2021)
MARÇO
2021
   
  NOTA INFORMATIVA 4
(12-03-2021)
     
  NOTA INFORMATIVA 3
(03-02-2021)
     
  NOTA INFORMATIVA 2
(22-01-2021)
     
  NOTA INFORMATIVA 1
(21-01-2021) 
     
  AMAZÓNIA 2020

 ver + aqui
   
FEVEREIRO 2021  
  Atualização da informação sobre horários de professores (informação de 26-02-2021)
  Horários em contratação de escola:
- Grupo 500 (matemática) - colocado professor
- Grupo 200 (Português e Estudos Sociais/História) - colocado professor (a aguardar aceitação por parte do candidato)
- Grupo 510 (Física e Química) - colocado professor (a aguardar aceitação por parte do candidato)

- Grupo 110 (1º ciclo) - 25 horas - concurso válido até dia 01/03/2021

Os horários não ocupados nas reservas de recrutamento neste momento podem transitar para a oferta de escola depois de uma não ocupação.
Quando não são ocupados através da Contratação de Escola, têm de se colocar a concurso novamente na reserva de recrutamento, ou então serem parcelados para poderem ir diretamente para contratação de escola.
   
 
No âmbito da implementação do Projeto Cultura para Todos, vai iniciar brevemente, na Escola Básica 2.3 Professor Noronha Feio o Projeto “GeraJazz”- Big Band da Orquestra Geração.
As aulas irão funcionar após as atividades letivas. As inscrições estão abertas!
É tua oportunidade para aprender a tocar um instrumento!

DEZEMBRO 2020  
 

institucional

A partir de segunda-feira, dia 9 de novembro, o #EstudoEmCasa passa a disponibilizar conteúdos também para alunos e professores do ensino secundário, através da RTP Play e da app #EstudoEmCasa.

Quinze blocos pedagógicos temáticos são disponibilizados diariamente, num total de 75 por semana, à semelhança do que já acontece para o ensino básico, o qual tem também transmissão televisiva (através da RTP Memória). De segunda a sexta-feira, às 9h, o conjunto de conteúdos diário fica disponível, respondendo a diferentes vias de ensino (grelha no link em baixo). Com a continuidade e o alargamento operados neste ano letivo, o #EstudoEmCasa tornar-se-á no conjunto mais completo de recursos educativos em língua portuguesa, acessível a todos, e em formato televisivo, sendo um apoio muito útil à aprendizagem dos alunos que, em determinados momentos, estejam impossibilitados de deslocar-se à escola, bem como um apoio às escolas para continuarem a trabalhar com estes alunos.
Independentemente do ensino presencial, este é um recurso ao dispor das comunidades educativas para reforço das práticas de ensino e aprendizagem, em qualquer momento e lugar (tendo simultaneamente um papel relevante na difusão de conteúdos pedagógicos, da língua e da cultura portuguesas, nos tempos atuais).
Assim, por se constituir como um valioso recurso ao dispor dos docentes e o desejável “Companheiro de Escola” de milhares de estudantes, o #EstudoEmCasa é uma ferramenta da qual não deverá prescindir-se. É, por isso, fundamental a sua divulgação, designadamente através do cartaz (que destaca a importância de descarregar a app #EstudoEmCasa) e outros materiais, junto de professores, alunos e famílias.

Podem descarregar-se todos os materiais aqui: https://www.dgeste.mec.pt/index.php/destaque_1/estudoemcasa/

 
O Ministério da Educação, em parceria com a RTP, relança o #EstudoEmCasa 2020/2021, que apresenta algumas novidades relativamente ao anterior modelo.
Esta nova fase terá uma incidência particular no Ensino Básico, iniciando-se no dia 19 de outubro, por forma a acompanhar o calendário escolar definido pelo Ministério da Educação (durante as cinco semanas dedicadas especificamente à recuperação de aprendizagem, também a RTP Memória repôs blocos pedagógicos temáticos do ano anterior).
Os conteúdos diários têm tempo limitado, em blocos de cerca de 30 minutos, num total de 75 blocos semanais, cumprindo-se a maior parte das componentes curriculares, organizadas disciplinar e interdisciplinarmente.
Estas transmissões vão ocupar a grelha da RTP Memória, das 9h às 16h30, com conteúdos que fazem parte das Aprendizagens Essenciais. Tal como no ano passado, os blocos da manhã são dedicados aos 1º e 2º ciclos e os da tarde ao 3º ciclo, fazendo por norma a disciplina de Português Língua não Materna a transição entre os dois turnos. O #EstudoEmCasa 2020/2021 para o Ensino Básico vai ser transmitido na RTP Memória, nos seguintes canais:
• TDT – posição 7
• MEO – posição 100
• NOS – posição 19
• Vodafone – posição 17
• Nowo – posição 13
Ficará igualmente disponível em:  
• https://www.rtp.pt/estudoemcasa (emissão de cada dia on demand e módulos individualizados);
• 
https://estudoemcasa.dge.mec.pt (onde estão alojados os conteúdos que os professores utilizam em cada bloco);

O #EstudoEmCasa 2020/2021 contemplará também o alargamento ao Ensino Secundário. Apesar de este nível de ensino ter a mesma equipa educativa e o mesmo número de blocos semanais, estes serão organizados em blocos temáticos que podem ser abordados sequencial ou isoladamente, ficando acessíveis na RTP Play e na APP, por forma a serem utilizados como reforço das aprendizagens, especialmente em contexto fora da sala de aula. Estes conteúdos começarão a ser disponibilizados em novembro.
O projeto #EstudoEmCasa é uma parceria do Ministério da Educação com a RTP, contando com o apoio das editoras Leya e Porto Editora.
Lisboa, 18 de outubro de 2020
Crianças do pré-escolar e alunos do 1.º ciclo

2.º ciclo do ensino básico, até ao ensino secundário

 

   
  Os professores de artes visuais e alguns alunos do 12°H decoraram do polivalente da escola secundária. Os trabalhos expostos foram  realizados pelos alunos de artes visuais e pelos alunos do 1° ciclo.
O tema desta "Viagem com Alma: Salero na Bagagem”, é uma viagem ao património geográfico e cultural de Espanha, conhecido pela sua diversidade enriquecida pela influência de muitas nações, povos e culturas ao longo da sua história. Neste propósito, traçam-se itinerários diversos em terras vizinhas, pátria de nuestros hermanos.
As fotografias podem ser visitadas AQUI.
   
  Estimada Comunidade Educativa
É com um misto de emoções que chegamos ao fim do primeiro período letivo. Os desafios foram muitos e temos ainda, diariamente, ajustes e melhorias a realizar.
Expresso aqui o meu agradecimento a todos os que de forma direta ou indireta contribuíram para que os procedimentos fossem cumpridos e que colaboraram para um “normal funcionamento” de todas as estruturas educativas. Apesar das limitações para a mitigação do vírus, conseguimos, em conjunto, levar a bom porto as atividades a que nos propusemos.
Que a época Natalícia, neste ano tão peculiar, seja um momento de reflexão e prolongamento dos cuidados que cada vez mais se apresentam urgentes e que nos permitam voltar às rotinas sociais que tantas alegrias nos dão.
Desejo a Todos um Feliz Natal e Próspero Ano Novo.
 
     
    “Viagem com Alma: Salero na Bagagem”, é uma viagem ao património geográfico e cultural de Espanha, conhecido pela sua diversidade enriquecida pela influência de muitas nações, povos e culturas ao longo da sua história. Neste propósito, traçam-se itinerários diversos em terras vizinhas, pátria de nuestros hermanos.
   
  Informação - Contratação de Psicólogo
   
  Atualização da informação sobre horários de professores (informação de 09-12-2020)
 

Horários que serão enviados para Reserva de Recrutamento por não ter havido candidatos na Contratação de Escola:
Grupo 320 - 18 horas;
Grupo 330 - 22 horas - (junção de 2 horários);

Horário em contratação de escola:
Grupo 550- 2 horários de 3 horas cada um (1 horário com as turmas 7.ºF, 7.ºA e 8.ºD e outro com a turma do 12.ºD) - em seleção.

Horário ocupado na Reserva de Recrutamento 13 à espera de aceitação por parte do candidato:
Grupo 110 - 25 horas.

   
  Pré-aviso de greve - 11 DEZEMBRO:
 
   
  Contratação de escola, a termo certo, de técnico especializado para desempenho das funções de psicólogo - mapa de entrevistas.
As entrevistas foram adiadas para dia 9 de dezembro, à mesma hora
   
  Suspensão das atividades letivas:
 
   
 
   
NOVEMBRO 2020  
  Atualização da informação sobre horários de professores (informação de 27-11-2020)
 

Horários que serão enviados para Reserva de Recrutamento por não ter havido candidatos na Contratação de Escola
Grupo 320 - 18 horas;
Grupo 330 - 22 horas - (junção de 2 horários);

Horários em que se iniciou a seleção dos candidatos através da contratação de escola
Grupo 550- 2 horários de 3 horas cada um (1. horário com as turmas 7.ºF, 7.ºA e 8.ºD e outro com a turma do 12.ºD) - em seleção.

   
  Atualização da informação sobre horários de professores (informação de 23-11-2020)
Horários em Contratação de Escola:

320 - 18 horas - francês (temporário) - válido até 25/11/2020;
330 - 22 horas - inglês (provavelmente para o ano todo) - válido até 25/11/2020;
550 - 3 horas - aplicações informáticas (temporário) - válido até dia 26/11/2020;
550 - 3 horas - TIC (temporário) - válido até dia 26/11/2020;

   
  Atualização da informação sobre horários de professores (informação de 20-11-2020)
Horários enviados para Contratação de Escola por não ter sido colocado nenhum docente na Reserva de Recrutamento 11
- Grupo 320 - 18 horas;
- Grupo 330 - 22 horas - (junção de 2 horários);
- Grupo 550 - 2 horários de 3 horas cada um (um horário com as turmas de 7º e 8º outro com a turma do 12.º).
Os horários não ocupados nas reservas de recrutamento só podem transitar para a oferta de escola depois de duas não ocupações.

Quando não são ocupados através da Contratação de Escola, têm de se colocar a concurso novamente na reserva de recrutamento, ou então serem parcelados para poderem ir diretamente para contratação de escola.
   
  Atualização da informação sobre horários de professores (informação de 06-11-2020)

- Horário enviado para Reserva de Recrutamento 10 por não ter sido usada na RR9
Grupo 510 (FQ) - 18 horas;
- Horários em que já se iniciou a seleção dos candidatos através da contratação de escola
Grupo 330 (FR)  22 horas - (junção de 2 horários) - colocado porfessor (inicia a 10/11/2020);​
Grupo 530 (ET e TIC) - 14 horas - colocado porfessor (inicia a 10/11/2020);​
Grupo 550 (INF) - 18 horas - em seleção;
- Informação sobre as horas extraordinárias atribuídas aos seguintes docentes. Segundo indicação do Sr. Delegado Regional de Educação, Dr. Francisco Neves, os docentes acima referidos apenas poderão iniciar a lecionação nas turmas mencionadas após o envio da autorização por escrito da DGEstE.
Grupo 330 (ING) - 3 horas (11.º C) ;​
Grupo 300 (PT) - 5 horas (8.º D);
Grupo 350 (ESP) - 3 horas (11.º D);

   
  Semana Educativa Ibero-Americana sobre Democracia e Cidadania para a Garantia dos Direitos Humanos

De 26 a 30 de outubro e intergrado no projeto A Voz dos Alunos, a escola irá iniciar a sua participação na Semana Educativa Ibero-Americana sobre Democracia e Cidadania para a Garantia dos Direitos Humanos, promovida pela Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, Ciência e Cultura, com a colaboração da Direção-Geral da Educação.
A Semana Ibero-Americana sobre a Democracia e Cidadania para a Garantia dos Direitos Humanos conta com o seguinte programa: (1) A Voz dos Alunos; (2) Sala dos Retratos de Portugueses na ONU; (3) Vídeo sobre 1 Português na ONU.  
Ao longo desta semana irão ser promovidos, em algumas aulas, momentos de reflexão sobre os Direitos Humanos, integrados n’ A Voz dos Alunos. Esta é uma iniciativa sob a égide do Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória e que compreende iniciativas, nas escolas, que dão palavra às crianças e aos jovens sobre assuntos com relevância para a sua vida, para a vida em comunidade e para a vida no mundo, favorecendo a sua participação crítica e o seu envolvimento na busca de soluções para problemas sociais e políticos, enquadrados na educação para a cidadania.  «A Voz dos Alunos» será também associada às comemorações do 75.º aniversário da ONU, aos 70 anos da Convenção Europeia dos Direitos Humanos, que se celebra no dia 4 de novembro e ao 65.º aniversário da adesão de Portugal à ONU, a 14 de dezembro. 
   
OUTUBRO 2020  
  PARAR PARA LER - ver album de fotos
 
   
  Horários remetidos para contratação de escola por não ter sido colocado nenhum docente na Reserva de Recrutamento 8 (informação de 30-10-2020)
• Grupo 330 - 22 horas - (junção de 2 horários);
• Grupo 530 - 14 horas;
• Grupo 550 - 18 horas.
   
  Horários remetidos para a Reserva de Recrutamento 8 por não ter sido colocado nenhum docente na Reserva de Recrutamento 7 (informação de 23-10-2020)
• Grupo 330 - 22 horas - (junção de 2 horários);
• Grupo 530 - 14 horas;
• Grupo 550 - 18 horas;

Horários em que se iniciou a seleção dos candidatos através da contratação de escola
• Grupo 230 - 14 horas - professor colocado (inicia a 27/10/2020);
• Grupo 420 - 18 horas (horário que foi dividido para ir logo a contratação de escola) - professor colocado. 9.ºA/B/C/D (inicia a 27/10/2020) e 7.ºA e 7.º C (inicia a 28/10/2020);
• Grupo 300 - 18 horas - (em seleção);
• Grupo 600 - 14 horas - professor colocado (inicia a 27/10/2020) ;

Horários em que já terminou a seleção dos candidatos através da contratação de escola
• Grupo 300 (PT) - 14 horas- redistribuição dentro do grupo disciplinar (inicia a 2/11/2020);
• Grupo 330 (Inglês) - 14 horas -redistribuição dentro do grupo disciplinar (inicia a 2/11/2020);
• Grupo 330 (Inglês) - 14 horas -redistribuição dentro do grupo disciplinar (inicia a 2/11/2020);
• Grupo 400 (História) - 14 horas - professor colocado (iniciou a 21/10/2020);
• Grupo 500 (Ed.Física) - 18 horas - professor colocado (iniciou a 21/10/2020).
   
  Horários remetidos no dia de hoje (16/10/2020) para contratação de escola (até 21/10/2020) por não ter sido colocado nenhum docente na Reserva de Recrutamento 6:


• Grupo 230 - 14 horas;
• Grupo 300 - 18 horas;
• Grupo 600 - 14 horas.

   
  Horários remetidos para contratação de escola (até 14/10/2020) por não ter sido colocado nenhum docente na Reserva de Recrutamento 5:
  • Grupo 300 - (Português) - 14 horas (temporário);
  • Grupo 330 - (Inglês) - 14 horas (temporário);
  • Grupo 330 - (Inglês) - 14 horas (temporário);
  • Grupo 330 - (Inglês) - 14 horas (temporário);
  • Grupo 400 - (História) - 14 horas (temporário);
  • Grupo 420 - (Geografia) - 18 horas (temporário);
  • Grupo 500 - (Matemática) - 18 horas (temporário).

Relativamente aos horários publicados anteriormente (cujo prazo terminou a 7 de outubro), já se iniciou a selecção de candidatos.

   
  Foi aberta contratação de escola para os seguintes grupos de recrutamento:
  • Grupo 510 (Físico-Química) - 9 horas (anual);
  • Grupo 330 (Inglês) - 9 horas (anual);
  • Grupo 420 (Geografia) - 8 horas (anual);
  • Grupo 330 (Inglês) - 18 horas (temporário);
  • Grupo 400 (História) - 14 horas (temporário);

As candidaturas terminam a 7 de outubro.

   
  Consulte aqui os resultados das candidaturas ao Ensino Superior dos nossos alunos.
 
   
  Informação sobre BOLSAS DE MÉRITO
   
SETEMBRO 2020  
   
  Calendário das reuniões com os Encarregados de Educação (início de ano letivo)
 
  AVISO URGENTE - ACÇÃO SOCIAL ESCOLAR e TRANSPORTES ESCOLARES
  Solicitamos a todos os alunos da Noronha Feio e da ESPJAL que entreguem as chaves do cacifos até ao dia 25 de setembro. Noronha Feio: na reprografia. ESPJAL: no PBX.
   
 

INFORMAÇÃO IMPORTANTE (20-09-2020)

Durante a semana de 21 a 25 de setembro e até indicações em contrário,

  • a papelaria/reprografia da EB23 Professor Noronha Feio só funcionará no horário  das 10:30h às 11:30; 
  • alunos, professores e encarregados de educação da EB23 Professor Noronha Feio, podem carregar os cartões na secretaria até às 16h;
  • o bar da ESPJAL encontra-se encerrado;
  • a papelaria/reprografia da ESPJAL encontra-se em funcionamento apenas nos serviços mínimos.
   
 

INQUÉRITO, no âmbito do E@D

Solicitamos o preenchimento dos seguintes inquéritos

  pela comunidade educativa:

https://forms.gle/2smwBNnoe6eAj3197

  pelos Encarregados de Educação:

https://forms.gle/p1ZdTk87a2U9ce2R6

  Consulte Informação sobre Exames para mais informações sobre Orientações para a época especial  (09-09-2020)
   
  ABERTURA DO ANO LETIVO 2020/2021 - CALENDARIZAÇÃO DAS ATIVIDADES de receção aos alunos
 
16 DE SETEMBRO Escolas EB1/JI do Agrupamento Manhã Receção às crianças e aos alunos - Pré-escolar e 1º ano
17 DE SETEMBRO Escolas EB1/JI do Agrupamento Todo o dia Início das aulas em horário regular para todas as crianças do Pré-escolar e alunos do 1º ciclo
EB 2,3 Professor Noronha Feio Manhã Receção aos alunos do 5º ano
Tarde Receção aos alunos dos 6º, 7º, 8º e 9º anos
ES Professor José Augusto Lucas Todo o dia Receção aos alunos (do 7º ao 12º anos)
NOTA: serão publicados aqui os horários das receções aos alunos depois da publicitação das turmas.
   
  17 de setembro - Calendário das receções aos alunos:
  Critérios para a constituição de turmas do Agrupamento de Escolas Linda-a-Velha e Queijas (15-07-2020)
  Publicitação de listas definitivas e horários das turmas - 15 de setembro (2º, 3º ciclos e secundário)
  Publicitação de listas definitivas e horários das turmas - 11 de setembro (JI e 1º ciclo)
  Manuais escolares - Informação sobre os vouchers
Continuam a verificar-se constrangimentos a diversos níveis na plataforma MEGA. Solicitamos a vossa compreensão, pois é necessário algum tempo para que o problema seja resolvido na origem (não depende do agrupamento).
   
  Início do Ano Letivo - COMUNICADO DO DIRETOR DO AGRUPAMENTO
 
 

institucional

Este ano, o regresso às aulas assume contornos particularmente especiais devido ao contexto epidemiológico excecional que vivemos. Sabemos que para manter a #EscolaEmSegurança é preciso o envolvimento de todos. Deixamos, assim, os vídeos de uma campanha de sensibilização produzida pelo Ministério da Educação, em colaboração com o Ministério da Saúde
Crianças do pré-escolar e alunos do 1.º ciclo

2.º ciclo do ensino básico, até ao ensino secundário

 

 
CALENDÁRIO ESCOLAR PREVISTO
 

LISTA DOS MANUAIS ADOTADOS PARA 2020/2021:

 

     
Períodos letivos Início Fim
1.º 14 a 17 de setembro de 2020 18 de dezembro de 2020
2.º 4 de janeiro de 2021 24 de março de 2021
3.º 6 de abril de 2021 9 de junho de 2021 - 9.º, 11.º e 12.º anos de escolaridade
15 de junho de 2021 - 7.º, 8.º e 10.º anos de escolaridade
30 de junho de 2021 - pré-escolar, 1.º e 2.º ciclos do ensino básico
Pausas letivas Início Fim
Natal 21 dezembro de 2020 31 de dezembro de 2020
Carnaval 15 de fevereiro de 2021 17 de fevereiro de 2021
Páscoa 24 de março de 2021 5 de abril de 2021

Calendário escolar 2020/2021

 
 

 última atualização: quinta-feira, 29 de julho de 2021 22:50